A maioria dos acidentes nas estradas e rodovias ocorre devido à imprudência dos motoristas ou à falta de manutenção dos veículos. A falha nos freios do caminhão é um dos principais problemas mecânicos causadores desses acidentes.
Listamos alguns cuidados essenciais para evitar problemas com os freios:
-As lonas e tambores são componentes principais do sistemas de freios. Por isso,a revisão é realizada com frequência, pois seu desgaste podem ocasionar falhas em sua frenagem, e também o superaquecimento do sistema, que consequentemente se estende até mesmo aos pneus do caminhão.
-Devido ao sistema de freio ser pneumática, a falha na regulação da pressão do ar exercida nele podem comprometer a frenagem. Ou seja, manter um bom funcionamento do mesmo como verificando o compressor, o elemento secador, além dos dutos do sistema, e também de fazer a drenagem da água acumulada.
-Usar o freio motor é uma garantia de manter o controle e também a estabilidade do caminhão, principalmente em descidas. Quando a marcha está engrenada, o motor evita que o caminhão acelere de forma desgovernada e mantém a velocidade constante, utilizando menos o freio e com isso aumentando sua vida útil.
-Não exceda o limite do peso previsto pela lei. Além da multa você evita o excesso de desgaste das peças do seu caminhão.
-Faça regularmente uma revisão preventiva do seu caminhão. E acima de tudo, fique atento à qualidade das peças para reposição do seu veículo. Principalmente àquelas sem controle de qualidade e que não são submetidos aos testes. Por isso, há grande probabilidade de te deixarem na mão por alguma falha.