Continue lendo esse post até o final e conheça mais sobre esta peça, para que ela serve, como o eixo cardan funciona e muito mais!
O que é o Eixo cardan
Para quem não sabe do que se trata, o eixo cardan é uma peça formada por dois eixos tubulares, sendo que um fica centrado na fonte motriz do veículo, enquanto o outro foca no eixo de tração. E além dos eixos tubulares, essa peça também é composta por outros componentes como:
- Luvas;
- Cruzetas;
- Dianteiras e traseiras;
- Ponteiras;
- Rolamentos;
- Flanges;
- Terminais yoke;
Para que serve?
Essa peça possibilita uma variação de ângulo que distribui o peso por igual, garantindo um deslocamento mais estável.
Ou seja, basicamente, o papel do eixo cardan é fazer a transmissão da energia que é gerada pelo motor, para o eixo diferencial e deste para as rodas´.
Segmentos que utilizam o eixo cardan
Geralmente veículos grandes como caminhões, por exemplo, operam com mais de um eixo cardan. E além dos caminhões, outros veículos também utilizam essa peça, como carros, motocicletas, ônibus, entre outros.
O eixo cardan também está presente na área industrial, naval e agrícola.
Como saber se o eixo cardan está precisando de reparos?
Embora sejam peças muito resistentes, os eixos cardans, assim como qualquer outra peça de caminha, se desgastam com o tempo. Com isso, é importante que você tome o devido cuidado para saber como anda o estado dessa peça. Ainda mais se o seu veículo é submetido a grandes cargas.
Basicamente, existem três sinais que indicam a necessidade de uma manutenção no caminhão para avaliar o eixo cardan e, com isso, evitar prejuízos com a troca dessa peça. São eles:
1. Presença de ruídos
Se durante o deslocamento, você está escutando ruídos no interior do seu caminhão, é muito provável que este seja um sinal de que há folgas em uma das peças que compõem o eixo cardan e que exigem uma revisão técnica.
2. Vibrações no eixo cardan
Quando não se faz o balanceamento correto no veículo, é possível que ele apresente algumas vibrações no cardan. Mas, além disso, essas vibrações também podem ser um sinal de que esta peça está desgastada. E que você deve levar seu caminhão o quanto antes para um mecânico avaliar.
3. Folgas
Outro sinal de que o seu eixo cardan está precisando de uma manutenção é a presença de folgas nesta peça. Muitas vezes essas folgas ocorrem devido ao mal-uso do veículo. Ou então por falta de lubrificação adequada ou ainda por ter sido instalado da forma errada.
Por isso, o mais indicado é levar o seu caminhão até uma mecânica para verificar o que está causando essa folga e providenciar o seu reparo.