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A embreagem é responsável por gerar o atrito necessário para transmitir a rotação do motor para o câmbio, permitindo acoplamentos suaves entre as trocas de marchas, e filtrando as vibrações torcionais provenientes do motor
O conjunto tem ainda a responsabilidade de proteger o propulsor e o sistema de transmissão contra sobrecargas.
O sistema de embreagem entra em funcionamento quando seu disco é pressionado pelo platô ao volante do motor, transmitindo o torque gerado pelo motor à transmissão.
Quando acionamos o pedal da embreagem, este movimento é transmitido via cabo ou sistema hidráulico até o garfo de embreagem, que pressionando a mola membrana, libera o disco de embreagem, interrompendo a transmissão.
Resumo do funcionamento da embreagem
- Utilize o pedal da embreagem somente no momento da troca de marchas.
- Nunca segure o veículo em uma subida utilizando a embreagem para controlar o movimento do carro.
- Evite sempre ultrapassar a capacidade de carga especificada pelo fabricante do veículo
- Evite sempre acionar e desacionar bruscamente a embreagem.
- Nunca sai com o veículo em segunda marcha.
- Evite reduções bruscas de velocidade.
Erros comuns de utilização da embreagem
- Deixar o pé sobre o pedal da Embreagem enquanto se está dirigindo. O hábito provoca superaquecimento e contribui para o desgaste prematuro até comprometer seriamente o sistema.
- Em Ladeiras utilizar a embreagem como uma “opção” de freio, pois as consequências serão as mesmas, use o freio de mão nesse caso.
Sinais de possíveis falhas
- Ruídos quando acionada.
- Dificuldades na troca de marcha, (Pedal duro ou Arranhando).
- Perda da flexibilidade, sem curso.
- Patinando, e/ou Trepidando.